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Esta similitude não apenas de aspectos, mas de destinos e relações sugere aos humanos serem como os deuses, não em poder porque justamente esta distância estabelece a realidade das duas naturezas mas em perfeição interior.
E justamente porque a própria vida nega agora, sujeita e ambígua, até mesmo uma tal possibilidade, ainda que a cultura guarani possa se ver repetindo as palavras e os gestos rituais dos antepassados, isto somente serve a tornar patente que o sentido e a vocação.
Ela aceita a interpretação dada pelo padre Montoya em 1640 e aqui já apresentada a partir de Meliá: Yvy Mamney, a Terra Sem Mal, na verdade, é o lugar do solo intacto, o espaço ainda não edificado, não transformado pela mão do homem de terra.
A Sociedade Contra o Estado,.( 47 ) Cherobim, Mauro, Os índios Guarani do Litoral do Estado de São Paulo,.O que o profetismo guarani anuncia já não é mais a possibilidade de a tribo atingir uma terra perfeita onde o homem guarani escaparia do mal e da morte, mas sim a destruição próxima, através do mal e da morte, de toda a terra, isto.Também em Metraux os Mbiá seriam o subgrupo Guarani que melhor preservaria uma antiga cultura tribal, resistente aos valores regionais.Ainda no Brasil outros subgrupos Cainguá: os Cainguá, propriamente, os Carimã,., Guayana, Tañiguá, Oquauiva, Cheirú, Yuytyiguá, Avachiropé, Catandu., Jatahy, segundo relato de Kurt Nimuendaju, a maioria deles já extintos.Não creio que haja nenhuma nação no mundo sem alguma espécie de religião, exceto os índios tupinambás, que até hoje não adoraram a Deus Algum, nem celeste, nem terrestre, nem de ouro, nem de prata, nem de pedra preciosa, nem de pau, nem nenhuma outra.São Paulo, Editora Brasiliense, 1978 clastres, Pierre.como um sistema de valores guardião da unidade da tribo, na diferença entre seus sub-grupos.Seria esta Terra Sem Males, seria a vocação persistente de sua busca, seria esta obsessão de um Paraiso na Terra, mas para além não apenas do mar, mas até da morte, o núcleo verdadeiro da religião de um povo disperso entre tantos sub-grupos, por tanto.Entre os fatores de uma progressiva desintegração religiosa guarani, Egon Schaden faz coro com outros autores ao apontar: os casamentos mistos (dado que o cônjuge não-guarani dificilmente se integra em uma religião tribal a imposição do trabalho do índio subordinado ao poder e à lógica.Todo chefe de um povo celeste é também Nee Ru Etê, " verdadeiro pai das almas e cada ser humano é afim a um deles.( os anúncios sexual pisa 17 ) Ver Metraux, Alfred, A Religião dos Tupinambá,.Daí a melhor aceitação, pelo civilizado, do índio-crente e a sua valorização no contacto político manipulado pelo branco.Porque eis que o sujeito religioso apenas Guarani existe como um ser de cultura, no interior da tribo, entre seus silêncios e segredos, não como um índio entre brancos, que é como cada vez mais os Guarani são obrigados a sobreviverem.( 30 ).




( 2 ) Era este Ñande Reko, o "nosso modo de ser na antiga nação Guarani, a maneira peculiar de afirmação de diferenças, não apenas como uma identidade construida, metáfora do "ser Guarani mas como a realidação deste ser através do cumprimento de princípios vitais.'La migración Mbya (Guarani.( 39 ) Schaden, Egon, Religião Guarani e Cristianismo,p.No Paraguai é preciso desdobrar os Guarani em outros e sub-grupos ainda.Por meio da profunda meditação, Ñamandú Ru Papá Tenondé criou o rocio primevo, o seu próprio corpo.Este momento de perda Guarani da religião tribal equivale, em todos os casos estudados, a uma correspondente reorganização da vida coletiva da tribo segundo os padrões do modo de ser indígena.Não são sistemas religiosos em si mesmos, postos em relação, os que intercambiam elementos de troca e que, como resultado, produzem amálgamas peculiares ou sub-sistemas religiosos.( 7 ) Chase-Sadi, Miguel, La Situación Actual de los Indígenas en el Paraguay,.Disse algumas páginas atrás que o sistema religioso Guarani é aceito pelos índios como o núcleo simbólico das crenças e da identidade indígena.



O Oceano Atlântico era o seu limite oriental, entre Paranaguá, no litoral brasileiro e a fronteira entre o Brasil e o Uruguai de hoje.
Esse traço notável das nações pós-guarani espanta ainda que anime, pelo menos, os missionários: sua tarefa de evangelização vê-se simplificada, por não terem de combater crenças já estabelecidas.

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