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Pense-se apenas nas subidas e descidas das taxas de referência dos juros pelo "mágico" Greenspan, na força criadora das sentenças judiciais, nas eleições etc." (Exit 1,.
Tal meio é em certo sentido transcendente e inacessível a qualquer discussão; o que implica uma coacção indirecta fixada a priori.
Petra Haarmann manda cumprimentos.
Entra-se em contacto com os poderes da natureza através de actuações mágicas, como apaziguamento, invocação, carro de sexo incontri sacrifício de vítimas, e rituais do conhecimento, como observação das vísceras, observação do voo das aves, lançamento dos dados ou de cacos etc" (Exit 2,.No texto "Subjektlose Herrschaft Dominação sem sujeito o problema não foi ainda pensado consequentemente até ao fim.Gerold Wallner, com o seu pobre conceito de fetiche, que nele também é definido de um modo tão estreito porque ele pretende rejeitá-lo como apto para uma visão da história, ignorou em grande parte as implicações de teoria da história já incipientemente formuladas no sentido.Haarmann faz agora, acto contínuo, um salto não mediado para o presente: "Mesmo que não se queira, há que reconhecer que ainda hoje ocorrem em grande número tais formas de realização, juntamente com a experiência de uma realidade modificada.26-32 isto é, como "caso de um culto não de absolvição, mas de inculpação" (p.A questão que agora se coloca é como pode este erro ser corrigido.Não me parece que tenha sido refutada pela tese de Wallner a minha tese de que a moderna queda de Deus no abismo do seu próprio conceito abole radicalmente este Deus na sua forma tradicional (o Deus-patriarca de barba e careca mas que este.Trata-se portanto daquilo que as constituições religiosa e capitalista têm de comum neste nível de abstracção fundamental, sem negar a ruptura existente entre elas, nem mulher procura homem que a deixe grávida as qualidades próprias, em cada caso fundamentalmente diversas.A relação de fetiche não se "baseia" numa "explicação" (intelectual) originária, mas é exactamente o contrário que acontece: ela constitui-se em processos históricos de praxis e de crise, enquanto a "explicação" no sentido de uma legitimação (assim é e só assim pode ser enquanto "constituição.O ensaio "Negative Ontologie Ontologia Negativa in: Blutige Vernunft,.




Deus já deu o que tinha a dar Aqui pode entrar em jogo o fetiche da nossa constituição, aqui o valor pode fazer-nos crer o que conseguimos e a que reconhecemos valor uns nos outros, mas já não é a religião que o faz" (ibidem.É algo cansativo ter que criticar sempre de novo a resolução da constituição de fetiche em pura objectivação, por um lado, e inversamente em puro "trabalho intelectual" ou actos de vontade, por outro lado, quando a respectiva unilateralização frequentemente emerge da mesmíssima argumentação, como.Este é um nível de abstracção mais elevado, não no sentido de um progresso histórico regular, no qual também o capitalismo teria o seu lugar ao sol, mas no sentido daquela contingência de um processo global, em que a "história mundial" se formou negativamente.A crítica do valor, do sujeito automático desta sociedade, não carece de modo nenhum do "complemento" da crítica da família e da relação entre sexos, mas a sua concretização tem de incluir estes planos" (ibidem,.Apenas com um conceito de relações de fetiche assim entendido na teoria da história se pode preservar a unidade de diferença e identidade, sem cair conceptualmente em uma ou outra perspectiva unilateral.O capitalismo não é a "continuação da religião por outros meios e muito menos uma reprodução de "práticas mágicas mas, noutro plano de abstracção, tem uma comunhão negativa com a constituição religiosa.O capitalismo é, na realidade, completamente "profano" de um modo falso e miserável; ele dessacralizou de facto o mundo, mas apenas para colocar no lugar do sagrado outra espécie de fetiche.Numa fase inicial, tudo isto apenas pôde passar em branco porque o debate em torno da concepção de uma "história de relações de fetiche" se encontrava ainda num estádio incipiente e pouco clarificado.Aí também a metáfora da "marionete" foi submetida a uma aguda crítica, no entanto sem chamar os bois pelos nomes, tendo em conta o relacionamento da Krisis de então: "À primeira vista, poderia parecer que, com o conceito de constituição do fetiche, tornar-se-ia obsoleto não.

O que se apresenta como continuação do desenvolvimento da própria reflexão teórica é de facto, por maioria de razão, um "combate aparente pseudo-crítico no qual agora, contra a falsa hipostasiação da comunhão capitalismo como religião" ou como reprodução de "práticas mágicas é posta em campo.
Em ambos os casos se passa assim ao lado do relacionamento que verdadeiramente deve ser tematizado, entre a relação de fetiche e as acções da vontade (na sociologia burguesa, como evergreen : a relação entre o "plano da estrutura" e o "plano da acção.


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